BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DATA PICOS 14 5 2018 Banner Livro Música para pensar BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO
amarca

QUINTA-FEIRA, 12 de DEZEMBRO de 2019

SUCESSO DOS BRICS

Bolsonaro recebe Vladimir Putin e reforça parcerias com os BRICS

Jair Bolsonaro, também, teve reuniões com os presidentes da China, Xi Jinping, da África do Sul, Cyril Ramaphosa e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

17 de novembro de 2019

Presidente Jair Bolsonaro recebe o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Palácio do Planalto (Foto: Agência Brasil)

Fonte: Agência Brasil
Por Pedro Rafael Vilela

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, na tarde de quarta-feira (14), o líder russo Vladimir Putin, no Palácio do Planalto. O encontro bilateral ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mais cedo, os chefes de Estado dos cinco países anunciaram acordos para fortalecer o bloco e emitiram uma declaração conjunta.

O presidente da Rússia chegou ao Palácio do Planalto pela entrada leste. O encontro com o presidente Jair Bolsonaro, fechado à imprensa, durou cerca de 50 minutos, e Vladimir Putin deixou o prédio, acenando a jornalistas brasileiros que o aguardavam na saída. De longe, falando em português, o presidente russo disse “muito obrigado” antes de entrar de volta na limusine.

Líderes do Brics da esquerda para a direita: Xi Jinping (China) , Vladimir Putin (Rússia), Jair Bolsonaro (Brasil), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa), da África do Sul (Foto: Agência Brasil)

De acordo com o Palácio do Planalto, Vladimir Putin e Jair Bolsonaro conversaram sobre a ampliação dos fluxos de comércio e investimentos entre os países. “As duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial. Manifestaram disposição de estudar iniciativas para a promoção de investimentos recíprocos”, informou o governo brasileiro.

Segundo o Planalto, o presidente russo também demonstrou demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia. Os dois presidentes também reforçaram disposição de aprofundar o intercâmbio em áreas como geolocalização, tecnologia espacial e biotecnologia.

Presidente Jair Bolsonaro com sua equipe de governo em reunião com Vladimir Putin e sua delegação, em Brasília (Foto: Agência Brasil)

Pouco antes das 18 horas, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chegou ao Palácio do Planalto para se reunir com Jair Bolsonaro. O encontro durou cerca de 20 minutos. O presidente brasileiro apontou o potencial econômico das relações bilaterais e manifestou o empenho da parte brasileira em concretizá-lo plenamente. De acordo com a Presidência da República, o lado sul-africano ressaltou, na reunião, o desejo de aprofundar a parceria em biocombustíveis, aproveitando a experiência brasileira no assunto. A cooperação agrícola também foi um dos temas conversados. A ideia é que ambos os governos identifiquem oportunidades de intercâmbio no setor.

Presidente Jair Bolsonaro com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa (Foto: Agência Brasil)

“O estreitamento dos laços no campo jurídico, com a negociação de novos acordos, foi tratado na reunião. Os dois presidentes discutiram, ainda, a possibilidade de promover maior intercâmbio esportivo”, relatou o Palácio do Planalto, em nota.

No dia anterior, o presidente Jair Bolsonaro também manteve encontros bilaterais com o presidente da China, Xi Jinping e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

O presidente Jair Bolsonaro recebe, o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, em Brasília (Foto: Agência Brasil)

Cúpula do Brics

Presidida pelo Brasil, a reunião do Brics teve como lema Crescimento Econômico para um Futuro Inovador. Os temas prioritários da cúpula estão relacionados à ciência, tecnologia e inovação, economia digital, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Esta é a segunda vez que Brasília sedia a conferência – a primeira foi em 2010. Em 2014, o encontro de cúpula foi em Fortaleza. Em 2020, a Rússia assumirá a presidência rotativa do Brics.

“Foi um sucesso. O interesse de investidores no nosso país é enorme. O mundo já sabe que temos um novo Brasil. Mais seguro, próspero e confiante”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em uma postagem no Twitter com fotos da tarde de reuniões.

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Dia Mundial Com – Lateral
Banner lateral – Sintracs
Cultura FM ap – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral Anuncie aqui
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO