Banner Topo Colégio Santa Rita MARCELLO ALBANO TOPO Banner topo – Piauí Shopping Banner Livro Música para pensar Banner Topo Pivel BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo – Datapicos
amarca

DOMINGO, 21 de JANEIRO de 2018

SAÚDE / PICOS

Médico Raimundo Reis: “UTI do Regional já salvou dezenas de vidas”

No primeiro mês a UTI do Hospital Regional Justino Luz teve 70% de ocupação dos leitos

12 de dezembro de 2017

Cardiologista Raimundo Reis afirma que UTI do Hospital Justino Luz confirma sua característica de atendimento regional

ERIVAN LIMA
Da Editoria

Foi surpreendente o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Justino Luz, de Picos, nos primeiros trinta dias de funcionamento. É o que avalia o coordenador da UTI, o cardiologista Raimundo Reis Neto. Ele disse nesse sábado (9) que cerca de setenta por cento dos leitos da UTI foram ocupados por pacientes que necessitaram dos serviços.

“Posso afirmar que nesses primeiros trinta dias de funcionamento a UTI do Hospital Regional interviu para salvar dezenas de pessoas. Certamente elas não estariam vivas, se não tivessem o suporte da Unidade de Terapia Intensiva, com todos os recursos hoje disponíveis”, enfatiza Raimundo Reis.

Raimundo Reis com a diretora-geral do Hospital Regional de Picos, médica Verônica Santos Batista e a diretora administrativa, biomédica Milena Santos

Perfil clínico

Conforme o coordenador da UTI, o perfil dos pacientes atendidos é bastante diversificado. “Já atendemos pacientes com quadros clínicos diversos: com problemas do parto – eclampsia -, pacientes jovens com parada cardíaca, vítimas do consumo de entorpecentes; pacientes jovens que tiveram que ser entubados e submetidos à ventilação mecânica; pacientes vítimas de acidentes automobilísticos”, destaca.

Raimundo Reis afirma que é representativo o número de pacientes de idade avançada. “Podemos até dizer que a nossa UTI tem o perfil geriátrico, devido à grande quantidade pacientes idosos, seqüelados de AVC, com quadro agudo de problemas no coração, principalmente aqueles que são vítimas de infecção, atendidos em nossa Unidade de Terapia Intensiva”, ressalta.

Imagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Justino Luz, no dia da inauguração

UTI Regional

De acordo com coordenador da UTI, desde que o serviço entrou em funcionamento, oitenta por cento dos pacientes atendidos pertencem ao município de Picos e os outros vinte por cento são de outros municípios da região, “Temos acolhido pacientes de Patos, Paulistana e Jaicós, Pio Nono dentre outros municípios, que foram referenciados para a uti de Picos”, diz.

Equipe multiprofissional

Além de excelentes recursos em equipamentos a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Justino Luz tem uma equipe de profissionais treinada para realizar um serviço de qualidade. “A UTI conta com uma equipe multiprofissional intensivista, formada por um médico plantonista 24 horas, uma enfermeira plantonista 24 horas, dois técnicos em enfermagem para cada dois pacientes internados e fisioterapeuta plantonistas 24 horas”, diz o coordenador.

Suporte a familiares

O médico Raimundo Reis informa que uma das características marcantes da equipe multiprofissional intensivista é o acolhimento. Já na recepção, há um uma protocolo a ser cumprido, tudo planejado para oferecer um ambiente adequado aos pacientes e aos familiares e amigos dos pacientes, com apoio de uma assistente social. O coordenador disse que o serviço funciona nos moldes de uma UTI universal e sobretudo hamanizada.

Conforme o coordenador da UTI, a equipe do Serviço Social também atua em parceria com a equipe multiprofissional de terapia intensiva, apoiando os pacientes e seus familiares. “O objetivo é auxiliá-los a lidar com os sofrimentos físico, psíquico, social e espiritual”, conclui o médico Raimundo Reis.

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Novajet
Dia Mundial Com – Lateral
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Casa do Automóvel