BANNER DATA PICOS 14 5 2018 MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel Banner Livro Música para pensar BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18
amarca

QUARTA-FEIRA, 19 de DEZEMBRO de 2018

AVANÇO NA MEDICINA

Médico Raimundo Reis: “UTI já salvou centenas de vidas”

O diretor da UTI do HRJL diz que o primeiro ano de atividades entra para a história

06 de dezembro de 2018

Médico Raimundo Reis explica avanço na medicina de Picos com funcionamento da UTI do Hospital Regional de Picos (Foto: Asmepi)

ERIVAN LIMA
Da Editoria

O diretor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz, médico cardiologista Raimundo Reis, disse em entrevista ao Jornal da Cultura, da Rádio Educativa de Picos Cultura FM, que no primeiro ano de funcionamento, a UTI do Hospital Regional atendeu a mais de 320 pacientes. “Os atendimentos salvaram vidas de pacientes entre 20 aos 80 anos de idade”, enfatiza o diretor.

Conforme o médico Raimundo Reis, pacientes com problemas renais, cardíacos e diabetes descompensada, dentre outras doenças foram salvos por terem sido atendidos pela UTI do Hospital Regional. “Certamente muitas pessoas tiveram suas vidas de volta plenamente, mediante os serviços médicos de uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicados que atuam na UTI do Hospital Regional Justino Luz”, comemora Raimundo Reis.

Crescimento em resolutividade

De acordo com o coordenador, antes da instalação e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Picos, os pacientes acometidos dessas e outras enfermidades eram transferidos para a Capital do Estado. “Em muitos casos os pacientes morriam antes de chegar em Teresina”, destaca.

Raimundo Reis com a diretora geral Patrícia Santos e a diretora administrativa Milena Santos na inauguração da UTI (Foto: Ccom)

O médico Raimundo Reis afirma que a transferência de um paciente para Teresina, além do risco natural durante o percurso, o deslocamento é causa de sofrimento, também, para a família. “Há uma série de necessidades a serem atendidas: organizar a viagem providenciar acompanhante e custear a estadia em Teresina, tudo isso sem falar em outros gastos que se acumulam por ter que sair da própria residência”, constata o diretor.

Estrutura

Para o médico Raimundo Reis, as conquistas alcançadas pela UTI do Hospital Regional Justino Luz, na realização da assistência oferecida a pacientes graves, que foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva somente tem sido possível graças a toda uma equipe multiprofissional.

“O grupo é composto por médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e equipe multidisciplinar formada por clínicos gerais, cirurgiões, anestesistas e técnicos de enfermagem atuando 24 horas”, informa o diretor.

Avanço e humanização

Para Raimundo Reis, o que mais gratifica trabalhar na UTI é entregar para a família o paciente estabilizado. “Uma das maiores surpresas no primeiro ano de funcionamento foi a quantidade de pacientes com diabetes descompensada que tiveram suas vidas salvas. Outro ponto importante é a resolutividade no atendimento a pacientes com insuficiência cardíaca, realizado por meio da Unidade de Terapia Intensiva”, diz o médico.

Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Picos, no dia em foi inaugurada (Foto: Ccom)

O cardiologista Raimundo Reis ressalta que o Hospital Regional de Picos está de parabéns por viabilizar a instalação e funcionamento de uma Unidade de Terapia Intensiva. “A UTI é um instrumento essencial e que se propõe a realizar humanização na assistência e atender casos de alta complexidade, baseada em bom atendimento e resolutividade”, conclui Raimundo Reis.

Posts Relacionados

Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner lateral – New Motos Honda
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Dia Mundial Com – Lateral
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Central papelaria