Banner Topo Pivel Banner Topo – Datapicos Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo – Lab. Marcello Albano Banner topo – Piauí Shopping
amarca

SÁBADO, 24 de JUNHO de 2017

COMUNICAÇÃO

Rádio Cultura FM realiza mesa redonda sobre a boa notícia

O encontro teve como ponto de referência o texto da Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais

27 de maio de 2017

Jornalistas Ruthy Costa, Sheila Fontenele, Jailson Dias e o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José participam de Mesa Redonda sobre a Boa Notícia (Foto: dp15.com / Cleuma Silva)

Da Redação

Construir e repercutir a Boa Notícia, foi o tema discutido nesta sexta-feira (26) durante a realização de uma mesa redonda transmitida, ao vivo, no Programa Rede Pascom da Rádio Educativa de Picos Cultura FM. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13 às 14 horas e é apresentado pela jornalista Cleuma Silva.

A mesa redonda, mediada pelo jornalista Erivan Lima, contou com a participação da jornalista e professora de comunicação social, Ruthy Costa; do jornalista e professor, Jailson Dias; da jornalista Sheila Fontenele e do Bispo de Picos e Referencial para as Comunicações no Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Plínio José Luz da Silva.

Partindo do texto da mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a professora Ruthy Costa disse que “hoje em dia se tem facilidade de acesso a um volume muito grande de informações, mas é necessário processar essas notícias”, enfatiza.

Coisas boas existem

Ruthy Costa lembra que “a notícia do trágico, do ruim, a má notícia, repercutem muito mais e ganham mais espaço nos diálogos da sociedade com uma força maior, do que as boas notícias. Mas, as boas notícias existem. Coisas boas acontecem e essas coisas boas devem ser transformadas em notícia”, sugere.

Jornalistas Ruthy Costa e Cleuma Silva, durante Mesa Redonda na Rádio Cultura FM de Picos  (Foto: dp15.com / Marinalva Ribeiro)

Para o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José; “Na ótica do Papa, a boa notícia é aquele que proporciona um sentimento positivo, que levanta uma perspectiva boa, que gera confiança e esperança”, destacou

Dom Plínio lembrou que nem sempre acontece dessa forma. “Para muitos meios a boa notícia é aquela que causa maior impacto e que gera audiência, independentemente das consequências que ela possa causar”, explicou.

Enfatizar o lado bom

De acordo com Dom Plínio, sob essa ótica a boa notícia adquire um certo relativismo. Ele explicou, ainda, que uma notícia, às vezes pode contemplar dois aspectos; um ruim e outro bom. “Por exemplo: Jesus Cristo vai sofrer e morrer. Esta é a parte ruim da notícia. Mas, quando você completa… mas no terceiro dia ressuscitará; esta última informação é a boa notícia”, ensina.

Participante de Mesa Redonda sobre a Boa Notícia, destacaram importância da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais  (Foto: dp15.com / Cleuma Silva)

O jornalista e professor, Jailson Dias, ressaltou que, no dia a dia, observa que a notícia de morte atrai mais a atenção das pessoas e consegue número significativamente maior de acessos. “É como se as pessoas gostassem mais de notícias que causam preocupação e medo”, diz.

Jailson Dias recordou que ao logo dos anos em que trabalha na produção jornalística, uma das boas exceções “foi o caso da menina Yasmin, que mobilizou muitos profissionais de imprensa e setores da sociedade, que se engajaram por uma boa causa”, completou.

Para o jornalista Jailson Dias, a mensagem do Papa Francisco Chega num momento importante e chama positivamente a atenção dos construtores da informação, no sentido de trabalhar na produção da boa notícia.

Histórias de superação

“Há muitas histórias de superação que podem ser contadas e também gerar um bom ibope, uma boa audiência e que não apenas essas tragédias que inquietam a sociedade”, diz Jailson.

A jornalista Sheila Fontenele, chamou a atenção sobretudo para a notícia da TV que tem a imagem como parte importante no repasse da informação e, como ela – a imagem – causa um grande impacto na sociedade. “Recentemente tivemos a cobrança de um telespectador que cobrava a notícia de um assassinato ocorrido na região”, disse.

Papel do comunicador

Sheila Fontenele disse que no contraponto “é preciso transformar, fazer com que as pessoas passem, também, a querer ouvir, ver e ler as boas notícias. O professor Jailson lembrou aqui, muito bem, o caso da Yasmim, quando se transformou uma notícia ruim, numa boa notícia”, reforçou.

No fim da mesa redonda, os participantes reafirmaram a confiança numa crescente tomada de consciência e foram unânimes em dizer que, apesar de tudo que possa acontecer em sentido contrário, é possível ter esperança no processo de melhoria da qualidade da notícia, que está em curso.

Apelo

Dom Plínio José, enfatizou que o tema: Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo, está ancorado na palavra: “Não tenhas medo, que eu estou contigo” do livro do profeta Isaias, capítulo 43, vesículo 5.

Para o Bispo Diocesano de Picos, todo o conteúdo da Mensagem do Papa Francisco é um forte apelo destinado a todos, mas, especialmente aos profissionais da comunicação social.

Notícias de Cidade

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – A Formula
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
BAnner Lateral – Lab. Marcello Albano
Dia Mundial Com – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
Banner lateral – Sintracs