Banner Topo – Datapicos Banner Topo Pivel Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo – Lab. Marcello Albano Banner topo – Piauí Shopping
amarca

SÁBADO, 24 de JUNHO de 2017

MEDICINA

Saúde no Piauí avança e forma o primeiro neurocirurgião no Estado

O pioneiro é o médico Jefferson Fonseca Dias, que concluiu a residência médica do Hospital São Marcos e do Ministério da Educação e Cultura (MEC)

08 de março de 2017

Médico Jefferson Fonseca é o primeiro neurocirurgião formado no território piauiense

Fonte: cidadeverde.com

O Piauí avançou mais uma vez no serviço de neurocirurgia. Na quarta-feira (8), o Estado formou o seu primeiro neurocirurgião. É o doutor Jefferson Fonseca Dias, que concluiu a residência médica do Hospital São Marcos e do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou o tratamento quimioterápico em pacientes operados de Glioblastoma, que teve orientação do neurocirurgião Nazareno Brito.

“Estou muito feliz. Neurocirurgia é uma paixão. Essa é uma etapa muito importante, ímpar na minha vida. O trabalho foi uma sugestão do doutor Nazareno, e era uma inquietude dele, pois acredita que não tínhamos um segmento adequado para os pacientes operados independentes do resultado cirúrgico”, disse.

O neurocirurgião Jefferson Fonseca com o também neurocirurgião e professor, doutor Nazareno Brito

O medico enfatizou que “a intenção é que esse trabalho ajude as pessoas, pois agora temos um documento, algo formal e científico para ir junto as autoridades competentes para prestar melhor atendimento aos pacientes”, comentou o primeiro neurocirurgião formado no Piauí.

Presidindo a banca de defesa do TCC, doutor Nazareno ressaltou que o Piauí ganha um profissional exemplar e que a demanda por profissionais qualificados nessa área é grande, principalmente para o interior do Estado.

“O nosso programa no Piauí é novo, feito pelo Ministério da Educação e o Hospital São Marcos, e que desenvolvemos a formação de profissionais para o cumprimento da neurocirurgia”, explicou.

O médico Nazareno Brito disse que o Piauí tem uma grande demanda de neurocirurgião, principalmente, para o interior do Estado. “Fazemos grupos para viajar para o interior e prestar assistência; com esse aumento nós vamos poder enviar mais para resolver pelo menos o básico, e a alta complexidade vem para Teresina”, comentou Nazareno.

Nazareno Brito também comentou que o programa de residência tem duração de cinco anos e que Jefferson iniciou em Salvador, mas precisou ser transferido para Teresina, concluindo a residência em três anos. Outros três profissionais estão em formação devendo concluir o programa em 2019.

A banca contou com a participação dos médicos Mariella Melo, que é oncologista clínica, e do também neurocirurgião Cleciton Braga. Para Mariella Melo, o momento é de orgulho para o hospital por formar o seu primeiro residente.

“Pelos parâmetros que ele fez, nós discutimos muito que a medicação mais importante hoje para o tratamento complementar dos pacientes não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é o temodal. E esse é um dos principais pontos do trabalho para que a gente busque com os órgãos reguladores o acesso dos pacientes a essa medicação”, ressaltou Mariella.

O neurocirurgião Cleciton Braga destacou que esse momento é importante para o Piauí porque “é a primeira vez que coloca no mercado um neurocirurgião formado no próprio estado. Com apresentação de um trabalho que é relevante para a sociedade, mostrando a adesão ou não dos pacientes do Estado – sendo a grande maioria do SUS – sobre usar ou não a quimioterapia. É uma grande conquista para a neurocirurgia no Piauí”, disse.

Notícias de Banners

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner lateral – New Motos Honda
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – A Formula
Banner Lateral – Central papelaria
BAnner Lateral – Lab. Marcello Albano
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Novajet