Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel Banner Topo – Datapicos Banner topo – Piauí Shopping Banner Topo – Lab. Marcello Albano
amarca

SÁBADO, 24 de JUNHO de 2017

LITERATURA

Enquanto escrevo

O medo da leitura hoje se traduz no horror ao “textão” do Facebook. O cinema responde por bons números, sobretudo o nacional, que ainda assim privilegia a comédia

11 de abril de 2017

Por Elves França

Cidade do Rio de Janeiro continua inspirando escritores e poetas em seus textos

CONTO

Chove no Rio de Janeiro. No Piauí, a umidade celestial também volta a dar as caras após alguns anos de escassez, de Deus nos acuda, de mato seco. O clima, a cada dia mais indomável, segue produzindo vítimas, anunciadas ou não, ao redor do planeta. Tornados, enchentes, secas e outras antigas hecatombes revelam uma interferência indesejada do homem nos assuntos da (mãe?)natureza.

Política é tudo que não nos tem afagado ultimamente. Convulsões aqui, no Egito, na Síria, nos U.S.A-maravilha. Impeachment, Fla-Flus partidários, greves e uma reforma da Previdência como cereja de um bolo estragado. “O Rio de Janeiro está quebrado”, frase que sai do mendigo de Ipanema ao engravatado da GloboNews. “O Piauí, não”, retrucamos nós, talvez pela primeira vez orgulhosos. O resumo dessa ópera insana vai dar na velha casa do clichê: “o rico continua subindo; o pobre, descendo”.

As artes já estiveram em maior ebulição. O teatro e as artes plásticas têm sido os titulares das parcas inovações recentes, porque a literatura anda coxa há alguns decênios, menos pela falta de talentos, ainda muito palpitantes, do que pela desatenção dispensada a eles e pelo regressivo número de leitores do que não seja rede social. O medo da leitura hoje se traduz no horror ao “textão” do Facebook. O cinema responde por bons números, sobretudo o nacional, que ainda assim privilegia a comédia, sempre oscilante entre o ótimo e o sofrível.

Esse é um pequeno panorama, uma fresta para o universo do hoje, do agora. É nesse cenário que redijo e estreio honrosamente nesse espaço. É nele que espero transitar entre o fictício e o palpável, o ideal e o realizado, sempre com a crença de que a fantasia venha a impulsionar as boas ideias da vida prática, sem nunca lhe ser um sonho distante. Bom dia a todos! E que a noite não nos venha…
____________________________________________________

Elves França é formado em direito pela UFPB, pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes-RJ e atualmente trabalha como analista judiciário, da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Notícias de Elves França

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner Lateral – A Formula
Banner lateral – New Motos Honda
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
BAnner Lateral – Lab. Marcello Albano