Banner Topo – Datapicos Banner Topo Colégio Santa Rita MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo Pivel Banner Livro Música para pensar Banner topo – Piauí Shopping
amarca

DOMINGO, 19 de NOVEMBRO de 2017

PRINCÍPIOS

Consciência & Conduta (breve reflexão sobre os três poderes da república brasileira)

Ganhando ou perdendo, celebrados ou escarnecidos, devemos sempre ser: NÓS E NOSSOS PRINCÍPIOS. Eles são parte de nós: foram semeados por nossa família de origem

07 de março de 2017

Doar as próprias sandálias a quem mais necessita é um gesto raro de desapego, consciência e boa conduta

Gilson Chagas

“Eu sou eu e as minhas circunstâncias” (Ortega Y Gasset)

Ora mal compreendida e sempre “adaptada” às conveniências momentâneas de quem a profere, esta frase de Ortega Y Gasset, em nosso país, tem servido de amparo para muitos atos emblemáticos da inferioridade humana. No universo empresarial, as ações estão sempre direcionadas para a maximização do lucro, a despeito dos meios. Na política, não há neutralidade ou isenção em quem tem a chance e o dever de opinar, legislar ou decidir. As pessoas sobre quem pesam o aprimoramento e cumprimento das leis, e, por consequência, os destinos de um Estado e de um povo, posicionam-se e agem segundo seus interesses de ocasião. Falta compromisso com o permanente e o transcendental.

A palavra Justiça no Brasil é exercida como se fosse sempre grafada com letra minúscula; e, para ajustar-se melhor à semântica, deveria estar cercada de aspas. . (…)

Ganhando ou perdendo, celebrados ou escarnecidos, devemos sempre ser: NÓS E NOSSOS PRINCÍPIOS. Eles são parte de nós: foram semeados por nossa família de origem e regados pelas escolhas que fizemos ao longo do caminho. E todos deveríamos saber que estamos sob a mira de um tribunal infinitamente maior e mais justo do que os que vemos por aqui. Pois “os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.” (Pv 15.3)

__________________________________________________

JOSÉ GILSON DAS CHAGAS é Mestre em Ciências Empresariais/Contabilidade, Especialista em Auditoria e bacharel em Ciências Contábeis. Tem cursos profissionalizantes em jornalismo e comunicação em rádio e estudos extensivos em teologia e outras áreas. Ex-funcionário do Banco do Brasil, aposentou-se como Auditor de Rendas Municipais.   Há anos exerce a docência acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições universitárias nas regiões Nordeste, Norte, no Distrito Federal. Atualmente é Professor de Ciências Contábeis e gestão de tributos da   e Faculdade Processus, em Brasília –DF.  É escritor com dez livros publicados até aqui.

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Dia Mundial Com – Lateral
Cultura FM ap – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Casa do Automóvel