BANNER DATA PICOS 14 5 2018 Banner Livro Música para pensar MARCELLO ALBANO TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 Banner Topo Pivel BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO
amarca

QUINTA-FEIRA, 12 de DEZEMBRO de 2019

SISTEMA DE SEGURANÇA

Quem aposta na Polícia Penal?

A Polícia Penal conseguirá superar obstáculos quase intransponíveis

13 de novembro de 2019

Criada oficialmente a Polícia Penal dará mais segurança nos presídios do país (Foto: Agência Brasil)

OPINIÃO & ANÁLISE

A aprovação pelo Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que equipara os agentes penitenciários brasileiros a policiais tem sido, de fato, tema recorrente entre parlamentares e profissionais da área de segurança pública.

Mas, nem é preciso ser um especialista para compreender a importância da Polícia Penal no processo de revitalização do sistema penitenciário brasileiro, sobretudo no que se refere à segurança desses estabelecimentos penais e outras atividades como escolta de presos, por exemplo.

Primeiro porque aos agentes integrantes dessa nova força de segurança serão atribuídas funções estratégicas, entre elas, a missão de assumir postos-chave nas áreas externas de segurança dos presídios, função desempenhada, anteriormente, por policiais militares.

Segundo, porque esses novos agentes serão responsáveis, também, pela condução de investigações criminais ocorridas dentro dessas unidades prisionais, resguardando integralmente a polícia civil de uma tarefa que exige absoluta expertise com presos.

Pressupõe-se que outras medidas de caráter emergencial na área de gestão estejam sendo esboçadas. Além da padronização de uniformes em todo território nacional, a Polícia Penal terá que adotar técnicas personalizadas de intervenção para conter rebeliões, motins e outras ações criminosas.

Assim, evoluindo e colocando em prática um novo modelo de administração penitenciária, a Polícia Penal conseguirá superar obstáculos considerados quase intransponíveis. Isso significa acabar com a carnificina dentro das cadeias e excluir definitivamente da pauta a ideia de terceirização que, indiscutivelmente, seria um grande fiasco.

Criação da Polícia Penal também reforça e moderniza a segurança nos presídios (Foto: Ascom)

Policiais acompanharam aprovação para criar a Polícia Penal nas galerias do Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)

J. Pereira____________________________________________
Jornalista, Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Novajet
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral Anuncie aqui