A Polícia Penal conseguirá superar obstáculos quase intransponíveis
13 de novembro de 2019
Criada oficialmente a Polícia Penal dará mais segurança nos presídios do país (Foto: Agência Brasil)
OPINIÃO & ANÁLISE
A aprovação pelo Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que equipara os agentes penitenciários brasileiros a policiais tem sido, de fato, tema recorrente entre parlamentares e profissionais da área de segurança pública.
Mas, nem é preciso ser um especialista para compreender a importância da Polícia Penal no processo de revitalização do sistema penitenciário brasileiro, sobretudo no que se refere à segurança desses estabelecimentos penais e outras atividades como escolta de presos, por exemplo.
Primeiro porque aos agentes integrantes dessa nova força de segurança serão atribuídas funções estratégicas, entre elas, a missão de assumir postos-chave nas áreas externas de segurança dos presídios, função desempenhada, anteriormente, por policiais militares.
Segundo, porque esses novos agentes serão responsáveis, também, pela condução de investigações criminais ocorridas dentro dessas unidades prisionais, resguardando integralmente a polícia civil de uma tarefa que exige absoluta expertise com presos.
Pressupõe-se que outras medidas de caráter emergencial na área de gestão estejam sendo esboçadas. Além da padronização de uniformes em todo território nacional, a Polícia Penal terá que adotar técnicas personalizadas de intervenção para conter rebeliões, motins e outras ações criminosas.
Assim, evoluindo e colocando em prática um novo modelo de administração penitenciária, a Polícia Penal conseguirá superar obstáculos considerados quase intransponíveis. Isso significa acabar com a carnificina dentro das cadeias e excluir definitivamente da pauta a ideia de terceirização que, indiscutivelmente, seria um grande fiasco.
Criação da Polícia Penal também reforça e moderniza a segurança nos presídios (Foto: Ascom)
Policiais acompanharam aprovação para criar a Polícia Penal nas galerias do Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)
J. Pereira____________________________________________
Jornalista, Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).