Banner Topo Colégio Santa Rita Banner topo – Piauí Shopping BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo – Datapicos Banner Livro Música para pensar Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO
amarca

SEXTA-FEIRA, 15 de DEZEMBRO de 2017

SAÚDE DO CORAÇÃO

Organização Mundial da Saúde diz como cuidar do seu coração

O cuidado permanente envolve 10 dicas básicas e simples que, levadas a sério, vão proporcionar significativa melhoria na qualidade de vida

03 de Maio de 2017

Coração precisa de cuidados para manter funcionamento regular. Organização Mundial de Saúde apresenta dicas simples e importantes

Fonte: boavontade.com

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Considerada silenciosa por não ter sintomas, é também um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais. Adultos que consomem diariamente mais de 2 mil miligramas de sódio – equivalente a 5 gramas de sal por dia – têm maior risco de desenvolver a enfermidade.

A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração. No Brasil, o número passa dos 300 mil. Entre os registros, estão: infartos, derrames e mortes súbitas, causados por tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, de diabetes e alimentação inadequada.

A OMS ressalta também que 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são preveníveis. E o grande segredo para evitá-los está na adoção de hábitos como atividade física, combate ao tabagismo e alimentação saudável. E a redução do consumo de sal também ajuda a salvar milhões de vidas. Pensando nisso, o Portal Boa Vontade listou 10 dicas de como cuidar do seu coração!

1 — DIMINUA O SAL
O uso do sal em excesso proporciona o aumento da pressão, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular.

2 — NÃO SE ESTRESSE
O estresse emocional aumenta os níveis de pressão e é um fator de risco de doenças cardíacas.

3 — FAÇA ATIVIDADE FÍSICA
Quando você faz exercícios com frequência, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

4 — NÃO FUME
Se você fuma, corre um risco – no mínimo, 3 vezes mais — de sofrer um infarto agudo do miocárdio em relação a pessoas que não fumam.

5) CUIDE DO SEU PESO
A obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

6 — ALIMENTE-SE BEM
Dê preferência a uma alimentação balanceada, evitando o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, aliados à prática de exercícios são fundamentais para a saúde do seu coração e do seu corpo como um todo.

7 — CHEQUE SEMPRE A PRESSÃO
Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença.

8) CUIDE DO COLESTEROL
Ele é um dos principais fatores de risco para o coração, pois pode causar acúmulo de gordura nas artérias dificultando a passagem do sangue pelo corpo.

9) DURMA BEM
Quem dorme menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas. Não dormir bem resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também afeta a regulação do açúcar no sangue, que contribui o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.

10) CUIDE DA SAÚDE BUCAL
Pesquisas mostram que bactérias provenientes da má higiene bucal podem entrar na corrente sanguínea e chegar até o coração. E elas proliferam-se e podem ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até a endocardite bacteriana.


Raimundo Reis Neto é médico com especialidade em cardiologia, clínica médica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Professor do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos.

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner lateral – Sintracs
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia