Banner Topo Colégio Santa Rita Banner topo – Piauí Shopping Banner Topo – Datapicos BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO Banner Livro Música para pensar
amarca

DOMINGO, 19 de NOVEMBRO de 2017

TAXA DE JUROS

Copom deverá reduzir taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central, esperam que a Selic seja reduzida em 1 ponto percentual caindo para 9,25% ao ano

25 de julho de 2017

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, reunido com diretores da instituição debatem sobre taxa básica de juros

Wellton Máximo, da Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (25), em Brasília, a quinta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Instituições financeiras, consultadas pelo BC, esperam que a Selic seja reduzida em 1 ponto percentual caindo para 9,25% ao ano.

Nesta terça-feira, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e diretores do banco analisam o mercado e a conjuntura. Na quarta-feira (26), à tarde, segundo dia de reunião, após estudo da perspectiva para a inflação e das alternativas para a Selic, a diretoria do Banco Central define a taxa. A decisão será anunciada às 18 horas. Para o mercado financeiro, a Selic continuará a ser reduzida em 2017, encerrando o período em 8% ao ano.

Cálculos do Copom sobre taxa selic deverá impulsionar expectativas do mercado

A taxa Selic vem sendo diminuída desde outubro do ano passado, quando passou de 14,25% para 14% ao ano. Em novembro, houve mais um corte de 0,25 ponto percentual, seguido por reduções de 0,75 ponto percentual em janeiro e em fevereiro. O Copom acelerou o ritmo de cortes para 1 ponto percentual nas reuniões de abril e maio. Atualmente, a taxa está em 10,25% ao ano.

Com o aumento dos tributos sobre combustíveis, o mercado financeiro aumentou levemente a projeção para a inflação, após sete reduções seguidas. Entretanto, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continua abaixo do centro da meta a ser perseguida pelo BC, que é 4,5%. Para o mercado financeiro, a inflação vai encerrar 2017 em 3,33%.

A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e consequentemente a inflação. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Central papelaria
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Dia Mundial Com – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
Cultura FM ap – Lateral
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner lateral – Sintracs