Banner Livro Música para pensar MARCELLO ALBANO TOPO Banner Topo – Datapicos Banner Topo Pivel BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner topo – Piauí Shopping Banner Topo Colégio Santa Rita
amarca

QUARTA-FEIRA, 22 de NOVEMBRO de 2017

CIDADANIA PARTICIPATIVA

Romaria debaterá impactos dos projetos econômicos no Piauí

A 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, debaterá os impactos causados pela Ferrovia Transnordestina, os parques eólicos,a mineração e o agronegócio

26 de outubro de 2017

Participantes do lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, lotaram o Auditório Paulo VI, em Teresina

ERIVAN LIMA, da Editoria

Representantes das oito dioceses do Piauí, que formam o Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, na terça-feira (24), do lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento foi no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no centro de Teresina.

O vice-presidente do Regional NE 4 da CNBB e Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, presidiu a abertura da solenidade, após um momento de mística realizado pela equipe de organização.

Ao falar para um auditório lotado de pessoas, Dom Juarez Sousa fez alusão às demandas sociais e destacou a importância do tema: Defender a Natureza e os Direitos dos Pobres, e do lema: “Para que todos tenham vida”, (Jo 10, 10). Leia-se: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

Dom Juarez Sousa da Silva, vice-presidente da CNBB Regional Nordeste 4 e Bispo Diocesano de Parnaíba

Para Dom Juarez Sousa, a temática é bastante sugestiva sob todos os aspectos e, tendo em vista a necessidade premente que a sociedade piauiense tem de conhecer e analisar os impactos que os grandes projetos econômicos, em execução no Estado estão gerando para a população.

A estiagem prolongada reclama uma reflexão mais aprofundada sobre suas causas e consequências sobre a vida do povo, principalmente das pessoas atingidas mais diretamente por esse fenômeno. Para Dom Juarez Sousa, a Romaria da Terra e da Água é uma oportunidade para a busca de alternativas que possam ajudar a população.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou a apresentação do material de divulgação da 14ª Romaria da Terra e da Água, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana, que faz parte da Diocese de Picos.

Dom Plínio José Luz da Silva realizou apresentação dos materiais que serão utilizados durante a Romaria

Dom Plínio José disse que a qualidade do cartaz, da cartilha, do folder e do banner é o resultado do trabalho realizado em equipe. Uma ferramenta que ele destacou foi a construção do aplicativo, que já pode ser baixado nos aparelhos com sistemas android e ios.

“Nesse aplicativo é possível ter acesso a todas as informações da Romaria”, enfatizou Dom Plínio. A história das romarias, notícias, fotos, áudios, vídeos, programação e outros dados, podem ser acessados pelo aplicativo. Basta digitar “Em Romaria” que o internauta terá acesso a todos os conteúdos relacionados.

O Bispo Diocesano de Picos ressaltou a contribuição que o material publicitário e especialmente o aplicativo propiciarão para todos ao agentes envolvidos com a 14ª Romaria da Terra e da Água, as comunidades, bem assim como para todas as pessoas que se interessarem em acompanhar as atividades relacionadas com o evento.

Vereador Osvaldo, de Paulistana, participou do ato de abertura da solenidade de lançamento da Romaria

Dom Plínio ainda agradeceu as autoridades, instituições, dioceses, imprensa e a todos que compareceram na solenidade de lançamento da Romaria e de todas as pessoas dispostas a abraçar a romaria e as causas que ela defende.

Estiveram presentes na cerimônia, bispos, padres, religiosas, representantes das pastorais e movimentos, representantes do poder público, além de membros da sociedade civil e outras entidades que lutam pela preservação de direitos humanos.

Dom Plínio José disse que tem por objetivo chamar a atenção da população para o clamor do povo que reclama por uma vida digna e o direito de lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

Representantes das oito dioceses do Regional NE 4 da CNBB, enviaram representantes para o lançamento da Romaria

Com o tema: Defender a natureza e os direitos dos pobres e o lema: Para que todos tenham vida. (Jo 10, 10), a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá nos dias 14 e 15 de julho de 2018 e terá como sede a cidade de Paulistana na Diocese de Picos.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com apoio das Pastorais Sociais.

A cidade Paulistana, situada no sudeste piauiense foi escolhida para sediar a Romaria da Terra e da Água no Piauí, em 2018 por ser uma região afetada pela implantação de grandes projetos econômicos com impactos diretos sobre a vida das populações residentes.

Entre esses projetos estão os parques geradores da energia eólica, a mineração, e a Ferrovia Transnordestina, além do Agronegócio que se desenvolve na região dos serrados piauienses. 

Com informações do site: dp15.com / Cleuma Silva

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner lateral – New Motos Honda
Cultura FM ap – Lateral
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Central papelaria
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Novajet