BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 Banner Topo Colégio Santa Rita BANNER DATA PICOS 14 5 2018 Banner Livro Música para pensar Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO
amarca

SÁBADO, 17 de NOVEMBRO de 2018

CIDADANIA PARTICIPATIVA

Romaria debaterá impactos dos projetos econômicos no Piauí

A 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, debaterá os impactos causados pela Ferrovia Transnordestina, os parques eólicos,a mineração e o agronegócio

26 de outubro de 2017

Participantes do lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, lotaram o Auditório Paulo VI, em Teresina

ERIVAN LIMA, da Editoria

Representantes das oito dioceses do Piauí, que formam o Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, na terça-feira (24), do lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento foi no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no centro de Teresina.

O vice-presidente do Regional NE 4 da CNBB e Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, presidiu a abertura da solenidade, após um momento de mística realizado pela equipe de organização.

Ao falar para um auditório lotado de pessoas, Dom Juarez Sousa fez alusão às demandas sociais e destacou a importância do tema: Defender a Natureza e os Direitos dos Pobres, e do lema: “Para que todos tenham vida”, (Jo 10, 10). Leia-se: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

Dom Juarez Sousa da Silva, vice-presidente da CNBB Regional Nordeste 4 e Bispo Diocesano de Parnaíba

Para Dom Juarez Sousa, a temática é bastante sugestiva sob todos os aspectos e, tendo em vista a necessidade premente que a sociedade piauiense tem de conhecer e analisar os impactos que os grandes projetos econômicos, em execução no Estado estão gerando para a população.

A estiagem prolongada reclama uma reflexão mais aprofundada sobre suas causas e consequências sobre a vida do povo, principalmente das pessoas atingidas mais diretamente por esse fenômeno. Para Dom Juarez Sousa, a Romaria da Terra e da Água é uma oportunidade para a busca de alternativas que possam ajudar a população.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou a apresentação do material de divulgação da 14ª Romaria da Terra e da Água, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana, que faz parte da Diocese de Picos.

Dom Plínio José Luz da Silva realizou apresentação dos materiais que serão utilizados durante a Romaria

Dom Plínio José disse que a qualidade do cartaz, da cartilha, do folder e do banner é o resultado do trabalho realizado em equipe. Uma ferramenta que ele destacou foi a construção do aplicativo, que já pode ser baixado nos aparelhos com sistemas android e ios.

“Nesse aplicativo é possível ter acesso a todas as informações da Romaria”, enfatizou Dom Plínio. A história das romarias, notícias, fotos, áudios, vídeos, programação e outros dados, podem ser acessados pelo aplicativo. Basta digitar “Em Romaria” que o internauta terá acesso a todos os conteúdos relacionados.

O Bispo Diocesano de Picos ressaltou a contribuição que o material publicitário e especialmente o aplicativo propiciarão para todos ao agentes envolvidos com a 14ª Romaria da Terra e da Água, as comunidades, bem assim como para todas as pessoas que se interessarem em acompanhar as atividades relacionadas com o evento.

Vereador Osvaldo, de Paulistana, participou do ato de abertura da solenidade de lançamento da Romaria

Dom Plínio ainda agradeceu as autoridades, instituições, dioceses, imprensa e a todos que compareceram na solenidade de lançamento da Romaria e de todas as pessoas dispostas a abraçar a romaria e as causas que ela defende.

Estiveram presentes na cerimônia, bispos, padres, religiosas, representantes das pastorais e movimentos, representantes do poder público, além de membros da sociedade civil e outras entidades que lutam pela preservação de direitos humanos.

Dom Plínio José disse que tem por objetivo chamar a atenção da população para o clamor do povo que reclama por uma vida digna e o direito de lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

Representantes das oito dioceses do Regional NE 4 da CNBB, enviaram representantes para o lançamento da Romaria

Com o tema: Defender a natureza e os direitos dos pobres e o lema: Para que todos tenham vida. (Jo 10, 10), a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá nos dias 14 e 15 de julho de 2018 e terá como sede a cidade de Paulistana na Diocese de Picos.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com apoio das Pastorais Sociais.

A cidade Paulistana, situada no sudeste piauiense foi escolhida para sediar a Romaria da Terra e da Água no Piauí, em 2018 por ser uma região afetada pela implantação de grandes projetos econômicos com impactos diretos sobre a vida das populações residentes.

Entre esses projetos estão os parques geradores da energia eólica, a mineração, e a Ferrovia Transnordestina, além do Agronegócio que se desenvolve na região dos serrados piauienses. 

Com informações do site: dp15.com / Cleuma Silva

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Central papelaria
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner lateral – Sintracs
Cultura FM ap – Lateral
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Dia Mundial Com – Lateral