Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner topo – Piauí Shopping Banner Topo – Datapicos Banner Livro Música para pensar Banner Topo Colégio Santa Rita
amarca

SEXTA-FEIRA, 15 de DEZEMBRO de 2017

BRASIL / POLÍTICA

Governador Geraldo Alckmin disse que aceita presidir PSDB

Tasso Jereissati e Marconi Perillo desistem de candidaturas para apoiar candidatura única do governador paulista

27 de novembro de 2017

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirma que está disposto a juntar o PSDB

Fonte: Gazeta do Povo

O senador cearense Tasso Jereissati e o governador de Goiás, Marconi Perillo, desistiram nesta segunda-feira (27) de disputar a presidência nacional do PSDB na convenção nacional do partido, marcada para o próximo dia 9, em Brasília. Os tucanos defendem agora que o governador Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República, assuma o comando do partido.

Tasso Jereissati e Marconi Perillo se reunirão ainda hoje com o governador paulista em São Paulo. Alckmin quer uma conversa conjunta com os dois para “aparar arestas”. A expectativa é de que, após o encontro, seja anunciada uma chapa única para a executiva do PSDB.

Senador Tasso Jereissati resolve conversar com Marconi Perillo para resguardar partido

Depois de um longo dia de conversas, Geraldo Alckmin, decidiu na noite de domingo (26) que concorrerá à presidência do PSDB. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou das conversas ao longo do domingo (26). Mas, para isso, o governo paulista exigiu que Tasso e Perillo saíssem da disputa.

O primeiro sinal positivo veio de Tasso Jereissati, com quem Geraldo Alckmin conversou na última quinta-feira (23). O encontro com Marconi Perillo aconteceu na noite de domingo, em São Paulo.

Governador de Goiás, Marconi Perillo também desiste de enfrentar Tasso Jereissati

Sua candidatura é vista como a única saída para unificação do partido, diante disso, ele quer evitar que essa unidade se dê apenas “da boca para fora”.

Partido rachado

O PSDB está rachado diante das divergências em torno do apoio do partido ao governo Michel Temer e às medidas defendidas por ele. A ala liderada por Tasso Jereissati adota uma postura mais contundente de críticas ao governo e propõe que o partido faça um discurso de “mea culpa”, criticando a prática de troca de cargos por apoio político.

Já a candidatura de Marconi Perillo foi costurada com o apoio do senador Aécio Neves (MG), licenciado da presidência do PSDB desde que se tornou alvo da delação da JBS, em maio deste ano. Alckmin considera a postura adotada por Tasso Jereissati como “radical” e temia que o tom de críticas levasse o PSDB a um “isolamento” em 2018. Atento às movimentações partidárias, o tucano já vislumbra alianças com outras legendas, buscando fortalecer sua candidatura.

Por outro lado, também não agradava 100% o paulista a candidatura do governador goiano. Ao se tornar presidente nacional da legenda, Alckmin fortalece sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2018, cargo para o qual é favorito entre os tucanos.

Se puder ajudar, vou avaliar, diz Alckmin

Durante participação em fórum realizado pela revista Veja nesta segunda, Geraldo Alckmin disse que, embora nunca tenha passado por sua cabeça ser presidente do partido, o momento exige união. “Nunca me coloquei como pré-candidato, mas se for para ajudar a unir o partido, vamos avaliar”, disse o governador.

Ele lembrou a campanha do senador Aécio Neves à Presidência da República em 2014, quando o mineiro já era presidente da sigla, para dizer que não há incompatibilidade entre as funções.
Geraldo Alckmin ressaltou que num momento em que todos os partidos mostram fragilidade, o mais importante é pensar em fortalecer o PSDB em torno de um projeto nacional.

 

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Novajet
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Dia Mundial Com – Lateral
Banner Lateral – Central papelaria
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia