Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Livro Música para pensar BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO BANNER DATA PICOS 14 5 2018 BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18
amarca

QUINTA-FEIRA, 12 de DEZEMBRO de 2019

ESTERTORES DO OCASO

Os arroubos de poder do Padre Walmir, sua pré-candidata e o império dos fatos

Pré-candidatura de Maria Santana, gestada à reboque das ações do poder, naufraga por decisão das cúpulas partidárias

11 de novembro de 2019

Prefeito padre Walmir e sua pré-candidata à Prefeitura de Picos cumprem agenda (Foto: Divulgação)

ERIVAN LIMA
Da Editoria

OPINIÃO & ANÁLISE

Um mestre experiente costumava afirmar em suas lições para o nosso grupo de jovens: “Os fatos são os fatos, e contra os fatos não há argumentos”. A premissa é para afirmar que a pré-candidatura da jornalista Maria Santana (PT) à Prefeitura Municipal de Picos, serve apenas para cumprir uma ideia das “nuvens”, do seu mentor “intelectual”. Nada mais. Com a devida “vênia”. Toda pessoa minimamente informada sabe que, dentro do PT do Piauí, manda Wellington Dias. Os demais integrantes cumprem tabela e o fazem “muito bem”.

Vamos aos fatos: O empresário Araujinho, todo mundo sabe, tem o incondicional apoio do chefe governador. Conta igualmente com o mesmo apoio do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, do presidente do Diretório Regional do PT, deputado federal Assis Carvalho, da deputada federal Rejane Dias – para quem Araujinho votou e apoiou -, e, até da “simpatia” da presidente do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann. Conta, também, com apoios declarados de deputados estaduais do PT. Tem a preferência do deputado Severo Neto (MDB) e conta, ainda, no mínimo, com a “simpatia” do ex-deputado e ex-prefeito Kléber Eulálio. Outro apoio “fechado” é do secretário de Governo do Estado, Osmar Júnior, chefe supremo do PCdoB no Piauí.

Ainda sem estar filiado, Araujinho já conta, hoje, com os vereadores do PT de Picos e do PMDB, além de outros que buscam “abrigo na árvore que dá sombra”. Os demais dirigentes do PT de Picos, boa parte deles(as) ocupando secretarias municipais e outros cargos na Prefeitura Municipal de Picos, seguem com “religioso devotamento” o comando do chefe Wellington Dias e atendem, prontamente, outras orientações pluripartidárias. Há inúmeros casos em que o PT engoliu os filhotes na perspectiva de garantir êxito nas urnas.

Tomando por base esses fatos, é possível considerar, em princípio, dois cenários possíveis para o êxito da pré-candidatura da jornalista Maria Santana. O primeiro que lhe garantiria sucesso, seria o empresário Araujinho perder todos esses apoios e sair do embate. O segundo, seria Araujinho na disputa; levá-la para outra legenda e tentar mesmo emplacá-la de vice do empresário. É o sonho do PCdoB de Picos. Parece que até isso está indo de água a baixo. Assis Carvalho deseja que o vice saia de outro grupo, para “somar”. Osmar Júnior não será obstáculo. Ele se entende com Wellington Dias.

Ao que tudo indica, ainda não será em 2020 que o padre José Walmir, também no PT, fará da cidadã de Limoeiro, povoado do município de Isaias Coelho, Maria Santana, Prefeita Municipal de Picos. Mesmo se tudo der errado para Araujinho, Ela ainda teria que enfrentar Zé Néri e Gil Paraibano, com boa parte do time citado no início do texto, somente assistindo a “Banda passar”. E, ainda com Júnior Nobre e Gláuber Silva, em faixas independentes, mordendo-lhes os calcanhares. Qual é mesmo o papel que a jornalista se dispôs a cumprir nesse cenário?

Zé Neri, Araujinho e Gil Marques em evento recente (Foto: Gelimar Moura)

Os empresários Araujinho e Getúlio Carvalho também estariam em tratativas políticas (Foto: Divulgação)

Jornalista Maria Santana seria uma possibilidade via PCdoB para uma possível vice (Foto: Divulgação)

EXPRESSAS

Apoio precário

Há poucos dias o vereador Irmão Zé Luís, retornou à base de apoio político do prefeito padre Walmir. O mais provável é que esse apoio se mantenha por mais tempo, somente se o atual Prefeito de Picos rodar a catraca para trás e apoiar o pré-candidato Araujinho. Zé Luis pode até dizer, agora, que vota na pré-candidata. É pura “estratégia”.

Gláuber nas redes sociais

O advogado e pré-candidato a Prefeito de Picos, Gláuber Silva (SDD) diz que entrará em campo para a disputa com um recurso importante: As redes sociais. Essa, por sinal, vai ser a primeira eleição municipal em que a força das redes sociais será testada. Gláuber Silva deverá contar com um grupo de pessoas jovens para turbinar o envio de propostas políticas, que afirma serem inovadoras.

Júnior Nobre no ataque

O pré-candidato Júnior Nobre (PSL), diz que atuará em duas frentes quando a campanha tiver início. Numa delas fará críticas aos erros da atual Administração Municipal. A má utilização do dinheiro do pagador de impostos, será o foco. Na outra frente afirma que apresentará propostas e fará comparativos com outros municípios com características semelhantes às de Picos, que conseguiram avançar em muito seus índices de desenvolvimento.

Os gigantes estão chegando

O Assaí Atacarejo deverá, como previsto vai inaugurar sua megaloja na cidade na segunda quinzena deste mês de novembro. Para o dia da inauguração está sendo preparada uma grande festa, com ofertas de produtos abaixo do preço que normalmente são colocados à venda. A data da abertura será anunciada já nos próximos dias. A expectativa é que a inauguração do Assaí contará com caravanas de consumidores e revendedores de toda a Macrorregião de Picos.

Atacadão intensifica obras

O Atacadão que será edificado numa área de 4,5 hectares, também está avançando na preparação do terreno de 150 metros de frente por 300 metros de comprimento. A obra deverá estar concluída até, no máximo, o final do primeiro semestre de 2020. Inicialmente a previsão é que o novo empreendimento comece a funcionar em abril ou maio do próximo ano. Serão gerados mais de 200 empregos diretos.

ELES DISSERAM

“Com a chegada dos novos empreendimentos comerciais na cidade. Os comerciantes de Picos, principalmente da área de supermercados e atacadistas, terão que reformular suas estratégias de venda”.
Marcos Holanda Moura – Presidente Sindicato dos Comerciários

“Os novos empreendimentos comerciais que estão chegando colocam a cidade de Picos numa outra perspectiva. Daqui para frente vai valer, ainda, mais uma competitividade baseada não somente no preço, mas também na qualidade do atendimento e da valorização da pessoa. É preciso também que se multipliquem as ofertas no mercado financeiro com a chegada de novos bancos”.
Bento Bernardes de Lima – Empresário

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner Lateral – Novajet
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal