MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel Banner Livro Música para pensar BANNER DATA PICOS 14 5 2018
amarca

TERÇA-FEIRA, 12 de NOVEMBRO de 2019

CONSTRUIR CIDADANIA

Vereadora Janaína Lima do Partido Novo defende nova política

Parlamentar do Partido Novo de São Paulo, diz que “coronéis não devem continuar mandando em nossas vidas"

14 de junho de 2019

ERIVAN LIMA
Da Editoria

A vereadora Janaína Lima Pascalichio (Novo-SP) é a primeira liderança de projeção nacional a participar de encontro com os integrantes do núcleo de formação do Partido Novo de Picos. A reunião ocorreu no sábado (8), no espaço do boteco campeiro. A parlamentar paulistana disse que sua presença em Picos, atende ao objetivo do Partido Novo expandir sua atuação política.

O encontro teve a participação do representante do Partido Novo, no Piauí, Wallace Miranda, dos médicos Maurício Santos de Sousa e Eduardo Coelho Fontes, da legenda em Picos e de filiados e simpatizantes da agremiação partidária.

Representante do Novo no Piauí, Wallace Miranda, participou da reunião em Picos (Foto: Jota Pereira)

Janaína Lima, 35 anos, é uma advogada, pós-graduada em Direito Público e vereadora pelo município de São Paulo (Partido Novo). É integrante da Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, além de já ter concorrido a uma cadeira na Organização das Nações Unidas Mulheres América Latina e Caribe.

Atualmente a vereadora Janaína Lima faz parte da rede NEXUS Brasil (ligada à ONU). É líder do RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) desde 2015 e já recebeu premiações nacionais e internacionais, destacando-se entre eles o Prêmio Primeira Safira do Rotary International.

Difundir ideais

A vereadora Janaína Lima afirma que sua presença em Picos objetiva difundir os valores e os ideais do partido Novo. “O Partido Novo é o único partido político comprometido a diminuir o poder do político e aumentar o do cidadão”, enfatiza.

Vereadora Janaína Lima faz palestra para o Partido Novo em Picos (Foto cedida por Johilse Tomaz)

De acordo com a Vereadora, “com o protagonismo do cidadão, tendo espaço, sendo acolhido e tendo oportunidade de ter voz e absoluta certeza de que, quem entra no Partido Novo se encanta, se engaja e ajuda a fazer com que esse país que sonhamos dentro de nosso coração, ou seja, um país admirável seja uma realidade dentro em breve”, pontua.

Combate aos privilégios

Janaína Lima destaca o exemplo e a prática dos parlamentares do Partido Novo que, segundo afirma se diferencia dos demais partidos políticos existentes no Brasil: “Para tangibilizar isso, posso afirmar que em pouco mais de dois anos de mandato na cidade de São Paulo, já conseguimos economizar no gabinete três milhões e meio de reais”.

Juventude é maioria na organização do Novo em Picos (Foto cedida por Johilse Tomaz)

A Vereadora garante que o dinheiro das mordomias teve outra destinação: “E todo esse dinheiro foi destinado para a Educação. Esse dinheiro a que eu tinha direito para carros oficiais, motoristas, assessores, mordomias e tantos outros privilégios que eu teria direito e que abri mão, hoje são utilizados esses recursos para transformar a vida de crianças na cidade de São Paulo”, assegura.

Projeto inédito

De acordo com a parlamentar paulistana, o dinheiro foi investido para melhorar a vida de muitos jovens: “Abrimos e inauguramos o primeiro co-working(*) do legislativo do mundo. Transformando a forma de participação e pertencimento do cidadão comum com a cidade. Então, se a pessoa na cidade de São Paulo tem um projeto de alto impacto que quer transformar seu bairro e a cidade, ele é convidado para vir ao nosso gabinete, para ser parte inclusive recebendo apoio, e inclusive recurso para que o seu projeto saia do papel”, diz Janaína Lima.

Médico Maurício Santos de Sousa é uma das lideranças do Novo em Picos (Foto: Jota Pereira)

A integrante da Câmara Municipal de São Paulo, explica: “Então é uma nova visão de política, uma nova forma de fazer, em que o cidadão se sente parte e não simplesmente um cumpridor de ordens de um chefe, um ocupante de um cargo público que sai deliberando ordens para os demais cidadãos cumprirem. Nós não; queremos construir uma nova sociedade, sendo o cidadão o verdadeiro agente desse processo”, diz.

Dinheiro público é para políticas públicas

A vereadora Janaína Lima classifica de maravilhosa a resposta da sociedade às ideias e ações inovadoras que o Partido Novo está implementado: “Qual é o cidadão que não sonhava em ver um partido político que não usa dinheiro publico para financiar seus projetos de poder? Que venha dizer que dinheiro público é para garantir saúde, educação, segurança para o povo?”, indaga.

Eduardo Coelho Fontes, médico oftalmologista, também organiza o Novo em Picos (Foto: Batista Pereira)

Ainda de acordo com a Vereadora de São Paulo, a sociedade exige também políticos diferentes: “Qual o cidadão que não sonhava com um partido cem por cento ficha limpa? Qual o cidadão que não sonhava em ter uma oportunidade de votar numa pessoa que seja sincera, que não tenha o que esconder, que não tenha rabo preso, que tenha compromisso com a verdade? Isso tudo a gente encontra no Partido Novo. Então a recepção da população em qualquer lugar do Brasil, é maravilhosa”, garante.

Superar e vencer o coronelismo

Ao ser questionada sobre como deve ser o enfrentamento político no interior nordestino, a dominação e o nepotismo ainda são bastante presentes e fortes, a vereadora Janaína Lima apresentou o “remédio” do Partido Novo: “Levando os nossos valores e os nossos ideais. Mostrando para o cidadão as ferramentas de transformação que a democracia tem, que é o seu voto, o seu engajamento e a sua participação”.

A representante do Poder Legislativo da cidade de São Paulo disse que é possível fazer diferente e “Que nós podemos construir um Piauí desenvolvido, de oportunidades e não fazer com que coronéis continuem mandando em nossas vidas”, concluiu.

———————————————-
*Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. Todo êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner Lateral Anuncie aqui
Banner lateral – New Motos Honda
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Cultura FM ap – Lateral
Dia Mundial Com – Lateral
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner lateral – Sintracs