BANNER DATA PICOS 14 5 2018 Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Livro Música para pensar BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo Pivel MARCELLO ALBANO TOPO BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18
amarca

DOMINGO, 22 de SETENMBRO de 2019

PARTIDO NOVO

Vereadora Janaina Lima do Partido Novo diz em Picos que “coronéis” não devem continuar mandando em nossas vidas

Picos é o segundo município com maior número de filiados no Piauí. Apenas Teresina está à frente

14 de junho de 2019

ERIVAN LIMA
Da Editoria

A vereadora Janaína Lima Pascalichio (Novo-SP) é a primeira liderança de projeção nacional a participar de encontro com os integrantes do núcleo de formação do Partido Novo de Picos. A reunião ocorreu no sábado (8), no espaço do boteco campeiro. A parlamentar paulistana disse que sua presença em Picos, atende ao objetivo do Partido Novo expandir sua atuação política.

O encontro teve a participação do representante do Partido Novo, no Piauí, Wallace Miranda, dos médicos Maurício Santos de Sousa e Eduardo Coelho Fontes, da legenda em Picos e de filiados e simpatizantes da agremiação partidária.

Representante do Novo no Piauí, Wallace Miranda, participou da reunião em Picos (Foto: Jota Pereira)

Janaína Lima, 35 anos, é uma advogada, pós-graduada em Direito Público e vereadora pelo município de São Paulo (Partido Novo). É integrante da Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, além de já ter concorrido a uma cadeira na Organização das Nações Unidas Mulheres América Latina e Caribe.

Atualmente a vereadora Janaína Lima faz parte da rede NEXUS Brasil (ligada à ONU). É líder do RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) desde 2015 e já recebeu premiações nacionais e internacionais, destacando-se entre eles o Prêmio Primeira Safira do Rotary International.

Difundir ideais

A vereadora Janaína Lima afirma que sua presença em Picos objetiva difundir os valores e os ideais do partido Novo. “O Partido Novo é o único partido político comprometido a diminuir o poder do político e aumentar o do cidadão”, enfatiza.

Vereadora Janaína Lima faz palestra para o Partido Novo em Picos (Foto cedida por Johilse Tomaz)

De acordo com a Vereadora, “com o protagonismo do cidadão, tendo espaço, sendo acolhido e tendo oportunidade de ter voz e absoluta certeza de que, quem entra no Partido Novo se encanta, se engaja e ajuda a fazer com que esse país que sonhamos dentro de nosso coração, ou seja, um país admirável seja uma realidade dentro em breve”, pontua.

Combate aos privilégios

Janaína Lima destaca o exemplo e a prática dos parlamentares do Partido Novo que, segundo afirma se diferencia dos demais partidos políticos existentes no Brasil: “Para tangibilizar isso, posso afirmar que em pouco mais de dois anos de mandato na cidade de São Paulo, já conseguimos economizar no gabinete três milhões e meio de reais”.

Juventude é maioria na organização do Novo em Picos (Foto cedida por Johilse Tomaz)

A Vereadora garante que o dinheiro das mordomias teve outra destinação: “E todo esse dinheiro foi destinado para a Educação. Esse dinheiro a que eu tinha direito para carros oficiais, motoristas, assessores, mordomias e tantos outros privilégios que eu teria direito e que abri mão, hoje são utilizados esses recursos para transformar a vida de crianças na cidade de São Paulo”, assegura.

Projeto inédito

De acordo com a parlamentar paulistana, o dinheiro foi investido para melhorar a vida de muitos jovens: “Abrimos e inauguramos o primeiro co-working(*) do legislativo do mundo. Transformando a forma de participação e pertencimento do cidadão comum com a cidade. Então, se a pessoa na cidade de São Paulo tem um projeto de alto impacto que quer transformar seu bairro e a cidade, ele é convidado para vir ao nosso gabinete, para ser parte inclusive recebendo apoio, e inclusive recurso para que o seu projeto saia do papel”, diz Janaína Lima.

Médico Maurício Santos de Sousa é uma das lideranças do Novo em Picos (Foto: Jota Pereira)

A integrante da Câmara Municipal de São Paulo, explica: “Então é uma nova visão de política, uma nova forma de fazer, em que o cidadão se sente parte e não simplesmente um cumpridor de ordens de um chefe, um ocupante de um cargo público que sai deliberando ordens para os demais cidadãos cumprirem. Nós não; queremos construir uma nova sociedade, sendo o cidadão o verdadeiro agente desse processo”, diz.

Dinheiro público é para políticas públicas

A vereadora Janaína Lima classifica de maravilhosa a resposta da sociedade às ideias e ações inovadoras que o Partido Novo está implementado: “Qual é o cidadão que não sonhava em ver um partido político que não usa dinheiro publico para financiar seus projetos de poder? Que venha dizer que dinheiro público é para garantir saúde, educação, segurança para o povo?”, indaga.

Eduardo Coelho Fontes, médico oftalmologista, também organiza o Novo em Picos (Foto: Batista Pereira)

Ainda de acordo com a Vereadora de São Paulo, a sociedade exige também políticos diferentes: “Qual o cidadão que não sonhava com um partido cem por cento ficha limpa? Qual o cidadão que não sonhava em ter uma oportunidade de votar numa pessoa que seja sincera, que não tenha o que esconder, que não tenha rabo preso, que tenha compromisso com a verdade? Isso tudo a gente encontra no Partido Novo. Então a recepção da população em qualquer lugar do Brasil, é maravilhosa”, garante.

Superar e vencer o coronelismo

Ao ser questionada sobre como deve ser o enfrentamento político no interior nordestino, a dominação e o nepotismo ainda são bastante presentes e fortes, a vereadora Janaína Lima apresentou o “remédio” do Partido Novo: “Levando os nossos valores e os nossos ideais. Mostrando para o cidadão as ferramentas de transformação que a democracia tem, que é o seu voto, o seu engajamento e a sua participação”.

A representante do Poder Legislativo da cidade de São Paulo disse que é possível fazer diferente e “Que nós podemos construir um Piauí desenvolvido, de oportunidades e não fazer com que coronéis continuem mandando em nossas vidas”, concluiu.

———————————————-
*Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. Todo êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Dia Mundial Com – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner lateral – Sintracs
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO