BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DATA PICOS 14 5 2018 BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Livro Música para pensar Banner Topo Pivel
amarca

DOMINGO, 19 de MAIO de 2019

SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional Justino Luz de Picos ganha UTI

O funcionamento da UTI, atende uma reclamação antiga, feita por profissionais de saúde e pela comunidade picoense

21 de novembro de 2017

Governado Wellington Dias (Centro), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (À esquerda) e o presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, deputado Pablo Santos (À direita), chegam para inaugurar a UTI do Hospital Regional de Picos (Foto:Ccom)

Fonte: Ascom / HRJL
Jornalista Maria Nilza Carvalho

Depois de 40 anos de funcionamento, servindo a uma população de mais de 500 mil pessoas, o Hospital Regional Justino Luz, recebe uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizando um sonho de todos os profissionais da saúde e da comunidade, que dependiam de leitos nas cidades de Oeiras, Floriano e da capital Teresina. Após quatro meses sob a gestão da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o HRJL recebe 10 leitos de UTI adultos. Para o presidente da Fepiserh, Pablo Santos, a UTI de Picos é uma grande conquista para a macrorregião. “É uma satisfação muito grande estar à frente da fundação. Esse primeiro ato aqui na região vai permitir que muitas vidas sejam salvas. Nós ainda temos muito o que trazer para o Hospital Justino Luz, e aqui na cidade também teremos Casa da Gestante e Centro de Parto, entre outras ações”, destacou o presidente da fundação.

Ambiente da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Regional Justino Luz (Foto: Coordenadoria de Comunicação do Piauí)

A diretora geral do HRJL, a médica Patrícia Batista, em sua fala ressaltou a emoção que sentia por fazer parte deste momento importante para a saúde Picos, ela que foi empossado em 04 de julho de 2017, e que durante os últimos quatro meses, não poupou esforços para que a UTI fosse equipada e entregue pronta para atender a população. “Hoje é um dia de grande realização para mim como médica e picoense. Este hospital atende toda a região e também atua como centro de formação de estudantes de três universidades e cinco centros técnicos profissionalizantes. Com esses leitos nós daremos melhores condições de atendimento e formação. Agradeço ao governador e ao secretário da Saúde, pois, com a descentralização dos serviços, a população tem condição de ser atendida na cidade onde mora”, disse a gestora.

Governador Wellington Dias cumprimenta profissionais de saúde que trabalham na UTI do Hospital Regional (Foto: Ccom)

O governador Wellington Dias destacou o empenho da Fepiserh e Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), para o bom andamento da obra. “Também comemoro essa inauguração. Sei que, quando criamos a fundação, foi polêmica, mas nós queremos agilidade. Essa aqui é uma unidade para salvar vidas, por isso não é razoável que a gente demore três anos para fazer uma aquisição. Eu estou animado com o entrosamento da fundação com a Secretaria da Saúde. Voltaremos aqui no início do ano para inaugurarmos a casa da Gestante, UPA, e tantas outras ações. Em todos os municípios nós temos alguma obra e estamos indo na contramão de muitos estados, porque, apesar de tudo, estamos mantendo a folha de pagamento e, ao mesmo tempo, tendo capacidade de investimento”, disse o Wellington Dias.

Presidente da Fundação Hospital do Piauí, deputado Pablo Santos; Secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, médica Patrícia Santos e o governador Wellington Dias (Foto: Divulgação)

Ainda tem quatros grandes obras em andamento no hospital, para serem entregues em até janeiro de 2018. Na estrutura interna, a Pediatria e Pronto Socorro, anexado ao prédio, o Centro de Parto Normal (CPN) e a também a Casa da Gestante Bebê e Puérpera. Todas essas obras já estão com mais de 50 por cento concluída, o que vai proporcionar muito mais qualidade ao atendimento da população. Ainda contando com a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com previsão também para o início do ano.

Para a inauguração da UTI de Picos, foram investidos recursos do Tesouro Estadual e emenda parlamentar, em reforma e ampliação de toda a estrutura física do bloco da UTI, bem como aquisição e instalação de equipamentos instrumentais e cirúrgicos da unidade, alcançando um total de dois milhões e cem mil reais. Florentino Neto destacou os investimentos do governo do estado na saúde de Picos, “o governador Wellington Dias tem investido mais de R$ 5 milhões nessa casa, mas também está em fase de licitação do novo hospital. Mas como o governo não é omisso e a população não pode ficar sem atendimento, os investimentos estão sendo feitos no Hospital Justino Luz para atender a demanda da população”, disse o secretário.

 

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Central papelaria
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Dia Mundial Com – Lateral
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO
Cultura FM ap – Lateral