BANNER DATA PICOS 14 5 2018 BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO Banner Livro Música para pensar MARCELLO ALBANO TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18
amarca

QUINTA-FEIRA, 21 de JUNHO de 2018

SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional Justino Luz de Picos ganha UTI

O funcionamento da UTI, atende uma reclamação antiga, feita por profissionais de saúde e pela comunidade picoense

21 de novembro de 2017

Governado Wellington Dias (Centro), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (À esquerda) e o presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, deputado Pablo Santos (À direita), chegam para inaugurar a UTI do Hospital Regional de Picos (Foto:Ccom)

Fonte: Ascom / HRJL
Jornalista Maria Nilza Carvalho

Depois de 40 anos de funcionamento, servindo a uma população de mais de 500 mil pessoas, o Hospital Regional Justino Luz, recebe uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizando um sonho de todos os profissionais da saúde e da comunidade, que dependiam de leitos nas cidades de Oeiras, Floriano e da capital Teresina. Após quatro meses sob a gestão da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), o HRJL recebe 10 leitos de UTI adultos. Para o presidente da Fepiserh, Pablo Santos, a UTI de Picos é uma grande conquista para a macrorregião. “É uma satisfação muito grande estar à frente da fundação. Esse primeiro ato aqui na região vai permitir que muitas vidas sejam salvas. Nós ainda temos muito o que trazer para o Hospital Justino Luz, e aqui na cidade também teremos Casa da Gestante e Centro de Parto, entre outras ações”, destacou o presidente da fundação.

Ambiente da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Regional Justino Luz (Foto: Coordenadoria de Comunicação do Piauí)

A diretora geral do HRJL, a médica Patrícia Batista, em sua fala ressaltou a emoção que sentia por fazer parte deste momento importante para a saúde Picos, ela que foi empossado em 04 de julho de 2017, e que durante os últimos quatro meses, não poupou esforços para que a UTI fosse equipada e entregue pronta para atender a população. “Hoje é um dia de grande realização para mim como médica e picoense. Este hospital atende toda a região e também atua como centro de formação de estudantes de três universidades e cinco centros técnicos profissionalizantes. Com esses leitos nós daremos melhores condições de atendimento e formação. Agradeço ao governador e ao secretário da Saúde, pois, com a descentralização dos serviços, a população tem condição de ser atendida na cidade onde mora”, disse a gestora.

Governador Wellington Dias cumprimenta profissionais de saúde que trabalham na UTI do Hospital Regional (Foto: Ccom)

O governador Wellington Dias destacou o empenho da Fepiserh e Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), para o bom andamento da obra. “Também comemoro essa inauguração. Sei que, quando criamos a fundação, foi polêmica, mas nós queremos agilidade. Essa aqui é uma unidade para salvar vidas, por isso não é razoável que a gente demore três anos para fazer uma aquisição. Eu estou animado com o entrosamento da fundação com a Secretaria da Saúde. Voltaremos aqui no início do ano para inaugurarmos a casa da Gestante, UPA, e tantas outras ações. Em todos os municípios nós temos alguma obra e estamos indo na contramão de muitos estados, porque, apesar de tudo, estamos mantendo a folha de pagamento e, ao mesmo tempo, tendo capacidade de investimento”, disse o Wellington Dias.

Presidente da Fundação Hospital do Piauí, deputado Pablo Santos; Secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, médica Patrícia Santos e o governador Wellington Dias (Foto: Divulgação)

Ainda tem quatros grandes obras em andamento no hospital, para serem entregues em até janeiro de 2018. Na estrutura interna, a Pediatria e Pronto Socorro, anexado ao prédio, o Centro de Parto Normal (CPN) e a também a Casa da Gestante Bebê e Puérpera. Todas essas obras já estão com mais de 50 por cento concluída, o que vai proporcionar muito mais qualidade ao atendimento da população. Ainda contando com a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com previsão também para o início do ano.

Para a inauguração da UTI de Picos, foram investidos recursos do Tesouro Estadual e emenda parlamentar, em reforma e ampliação de toda a estrutura física do bloco da UTI, bem como aquisição e instalação de equipamentos instrumentais e cirúrgicos da unidade, alcançando um total de dois milhões e cem mil reais. Florentino Neto destacou os investimentos do governo do estado na saúde de Picos, “o governador Wellington Dias tem investido mais de R$ 5 milhões nessa casa, mas também está em fase de licitação do novo hospital. Mas como o governo não é omisso e a população não pode ficar sem atendimento, os investimentos estão sendo feitos no Hospital Justino Luz para atender a demanda da população”, disse o secretário.

 

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Dia Mundial Com – Lateral
Banner lateral – New Motos Honda
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Cultura FM ap – Lateral
Banner lateral – Sintracs
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS