MARCELLO ALBANO TOPO Banner Topo Colégio Santa Rita Banner topo – Piauí Shopping Banner Topo Pivel Banner Livro Música para pensar Banner Topo – Datapicos BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO
amarca

SEXTA-FEIRA, 15 de DEZEMBRO de 2017

SAÚDE & TECNOLOGIA

A Tecnologia pode contribuir para o check-up cerebral funcionar?

Ainda falta consenso sobre a realização de check-ups cerebrais. Mas, graças às novas tecnologias, isso será uma realidade em um futuro próximo , segundo pesquisadores

03 de outubro de 2017

O check-up cerebral é uma das possibilidades futuras com a ajuda das novas tecnologias

Fonte: Veja

Todos nós estamos acostumados ao conceito de check-up: fazemos check-up cardíaco, da próstata, das mamas, colonoscopias etc. Mas e o cérebro, o órgão que nos diferencia dos outros animais, será que olhamos para ele com a devida atenção?

A verdade é que o tema sempre envolveu uma boa dose de charlatanismo: “treine seu cérebro”, “evite o Alzheimer”, “fortaleça sua memória” etc. Até hoje nenhuma destas promessas foi comprovada cientificamente.

Não existe um consenso sobre a realização de check-ups cerebrais. No entanto, os recentes desenvolvimentos tecnológicos sugerem que, no futuro não distante, isto será uma realidade. O exame de escolha para observação do cérebro é a ressonância magnética. Ela pode ser utilizada para verificar o cérebro e os vasos cerebrais; não usa R-X e é extremamente segura.

Ressonância magnética

A ressonância magnética tem sido cada vez mais utilizada para rastreamento em indivíduos aparentemente saudáveis, e uma variedade de achados e doenças tem sido relatados, muitos deles relacionados a problemas tratáveis, como tumores, aneurismas etc.

Além disso, estão em desenvolvimento, e estarão em breve disponíveis comercialmente, exames que poderão predizer as chances de desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer e a doença de Parkinson. O questionamento de muitos certamente será: de que adianta saber que desenvolverei tal doença se não há maneira de alterar isto? Bem, para estes, basta lembrar o que ocorreu com o câncer de mama, de cólon etc. Indivíduos mais propensos são seguidos mais de perto, e tratados mais agressivamente, e mais precocemente.

Se cuidamos do coração, da próstata, das mamas etc, porque não devemos olhar com carinho para nosso cérebro?

Posts Relacionados

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

TV Folha Picoense

Solo de violão, incrível…

Publicidades

Banner lateral – New Motos Honda
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Novajet
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral – Casa do Automóvel
BANNER LATERAL LABORATÓRIO MARCELLO ALBANO
Dia Mundial Com – Lateral
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS