Banner Topo Colégio Santa Rita Banner Topo Pivel Banner Livro Música para pensar BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 BANNER DATA PICOS 14 5 2018 MARCELLO ALBANO TOPO BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO
amarca

TERÇA-FEIRA, 12 de NOVEMBRO de 2019

SAÚDE & TECNOLOGIA

A Tecnologia pode contribuir para o check-up cerebral funcionar?

Ainda falta consenso sobre a realização de check-ups cerebrais. Mas, graças às novas tecnologias, isso será uma realidade em um futuro próximo , segundo pesquisadores

03 de outubro de 2017

O check-up cerebral é uma das possibilidades futuras com a ajuda das novas tecnologias

Fonte: Veja

Todos nós estamos acostumados ao conceito de check-up: fazemos check-up cardíaco, da próstata, das mamas, colonoscopias etc. Mas e o cérebro, o órgão que nos diferencia dos outros animais, será que olhamos para ele com a devida atenção?

A verdade é que o tema sempre envolveu uma boa dose de charlatanismo: “treine seu cérebro”, “evite o Alzheimer”, “fortaleça sua memória” etc. Até hoje nenhuma destas promessas foi comprovada cientificamente.

Não existe um consenso sobre a realização de check-ups cerebrais. No entanto, os recentes desenvolvimentos tecnológicos sugerem que, no futuro não distante, isto será uma realidade. O exame de escolha para observação do cérebro é a ressonância magnética. Ela pode ser utilizada para verificar o cérebro e os vasos cerebrais; não usa R-X e é extremamente segura.

Ressonância magnética

A ressonância magnética tem sido cada vez mais utilizada para rastreamento em indivíduos aparentemente saudáveis, e uma variedade de achados e doenças tem sido relatados, muitos deles relacionados a problemas tratáveis, como tumores, aneurismas etc.

Além disso, estão em desenvolvimento, e estarão em breve disponíveis comercialmente, exames que poderão predizer as chances de desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer e a doença de Parkinson. O questionamento de muitos certamente será: de que adianta saber que desenvolverei tal doença se não há maneira de alterar isto? Bem, para estes, basta lembrar o que ocorreu com o câncer de mama, de cólon etc. Indivíduos mais propensos são seguidos mais de perto, e tratados mais agressivamente, e mais precocemente.

Se cuidamos do coração, da próstata, das mamas etc, porque não devemos olhar com carinho para nosso cérebro?

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner lateral – New Motos Honda
Banner lateral – Sintracs
Banner Lateral – Central papelaria
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Dia Mundial Com – Lateral
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Casa do Automóvel
Banner Lateral – Novajet
Banner Lateral Anuncie aqui
Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO