BANNER PIAUÍ SHOPPING MAIO 15 5 18 BANNER DA CLÍNICA CARDIOTRAUMA TOPO MARCELLO ALBANO TOPO Banner Livro Música para pensar Banner Topo Pivel Banner Topo Colégio Santa Rita BANNER DATA PICOS 14 5 2018
amarca

TERÇA-FEIRA, 12 de NOVEMBRO de 2019

TECNOLOGIAS NO CONTROLE SOCIAL

Tiago Rêgo diz que controle social foi pauta em Congresso com Deltan Dallagnol

O vice-presidente do Observatório Social de Picos participou de Congresso com o Procurador-chefe da Lava Jato

07 de novembro de 2019

Vice-presidente do Observatório Social de Picos, Tiago Rêgo, com o Procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Foto: Ascom)

ERIVAN LIMA
Da Editoria

Matéria revisada e atualizada às 22:41 de 07 11 2019

O vice-presidente do Observatório Social de Picos, Tiago Lopes Rêgo, disse nesta Quarta-feira (6), durante entrevista ao Jornal da Cultura, da Rádio Cultura FM de Picos, que a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Piauí de realizar visitas aos municípios para divulgar aplicativo que estimula o controle social é bem vinda.

Para o Administrador de Empresas, Tiago Rêgo, a iniciativa do Tribunal de Contas e todos os meios que aproximam o cidadão desses recursos de controle social, para, eventualmente, corrigir erros e falhas é muito valiosa. “É importante esse despertar da sociedade para realizar o controle das contas públicas que é da nossa conta”, ressalta.

O dirigente do Observatório social de Picos enfatiza: “É importante porque isso fomenta a cultura de fiscalização, de controle e de corresponsabilidade da sociedade em relação aos seus governantes, seus eleitos e servidores públicos; saber o que estão fazendo. Por essa ótica é perfeita essa inserção do TCE porque facilita, na prática, o controle”, explica.

Tiago Rêgo afirma, também, que hoje essas ferramentas existem no serviço privado. “Por exemplo: O uber. Você pega o transporte e no mesmo momento que termina ali a prestação daquele serviço, você dá uma nota e faz uma avaliação. Faz uma crítica, e a direção da empresa vai receber. Se houver um problema mais sério, eventualmente, aquela pessoa pode ser até desligada da empresa”, explica.

Segundo enfatiza Tiago Rêgo, transferindo o exemplo do uber para a iniciativa pública, significa permitir que o usuário do serviço possa fazer uma avaliação desse serviço. “E mais do que isso, que o destinatário do serviço possa fazer uma crítica; muitas vezes construtiva: Olha a merenda não está bem. Eu acho que a gente vai evoluir com esses aplicativos. Eles estão no início, mas vão evoluir”, constata.

Para Tiago Rêgo, as pessoas vão enviar essas demandas para o Tribunal de Contas do Estado, que as encaminhará para o setor que cuida daquele tipo de situação. Com o uso desses aplicativos, como o Piauí na Ponta do Lápis, se possa atingir, com essas informações, melhores resultados.

Observatório Social do Brasil

O vice-presidente do Observatório Social de Picos participou, recentemente, de um Congresso do Observatório Social do Brasil. O procurador da República e chefe da Força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, Paraná, Deltan Dallagnol, foi um dos conferencistas. A temática do controle social sobre as contas dos órgãos públicos, esteve no centro das exposições e debates.

Tiago Rêgo e Deltan Dallagnol no Congresso do Observatório Social do Brasil, em Curitiba, Paraná (Foto: Ascom)

“Há várias iniciativas que estão sendo fomentadas, muitas delas pelo Observatório Social, em parceria com os órgãos de controle. Mas há outras instituições, que também estão fazendo parte. Um exemplo é a Transparência Internacional, na área de compliance, um mecanismo em que várias empresas já estão participando. Compliance é esse mecanismo de estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos. Na linha de prestar informação. Há várias empresas que já estão participando. Essas iniciativas para este anos e para o próximo vão naquela linha de prestar informação para que as pessoas possam juntar a informação com a observação que estão fazendo e verificar, por exemplo, a merenda que está sendo servida como foi contratada”.

De acordo Com o representante do Observatório Social de Picos, “é saber se a merenda é a que foi licitada e comprada, se está em quantidade e qualidade conforme o que foi processado. Aplicativos com essas informações farão as pessoas serem mais ativas nessa fiscalização. O aplicativo na Piauí na Ponta do Lápis e outros que estão chegando, são muito importantes”, observa.

Revolução no controle social

Tiago Rêgo demonstra entusiasmo com o que poderá acontecer de eficiência na área do controle social. “Hoje vamos ter uma revolução na informação, porque grandes grupos empresarias estão investindo nas suas áreas de Compliance. “Foi o que eu vi nesse congresso, lá em Curitiba. Mas outras grandes empresas, inclusive de fora, como a Google, Microsoft e Sisco, empresas de tecnologias no vale do Silício EUA, estão apoiando iniciativas de controle social como as do Observatório”, informa.

“Essas iniciativas vão fomentar vários outros aplicativos como esse, e implementar iniciativas que vão possibilitar um efetivo controle por parte das pessoas. É preciso apenas que a gente mude a cultura, principalmente da nossa região, aqui no Nordeste, Norte. “Aqui na nossa cidade as pessoas não querem se meter no que é público. Não tem essa de público. Tudo é nosso. A despesa é arcada por todos nós. Então se é nosso, vamos cuidar como sendo nosso. Vamos participar, vamos nos informar. Quando tiver errado vamos criticar. Quando estiver certo vamos apoiar. É nesse sentido e contexto que a gente fica esperançoso com essas novas tecnologias que estão chegado”, diz.

Observatório Social Picos

Tiago Rêgo disse que todas as pessoas interessadas na melhor e mais correta aplicação do dinheiro que paga aos órgão públicos, são convidadas a participar do Observatório Social. “A sua cidade precisa de você. O Observatório Social é um mecanismo para que o cidadão possa efetivamente ajudar a contribuir com a sua cidade”, conccluiu.

Colunistas
Notícias Mais Lidas
Últimas Notícias

PUBLICIDADES

Banner Lateral – Dr. Alisson Cavalcanti
Banner Lateral Anuncie aqui
Cultura FM ap – Lateral
Banner Lateral – Central papelaria
Banner lateral – New Motos Honda
Dia Mundial Com – Lateral
BANNER LATERAL CARDIOTRAUMA ALBANOS
Banner Lateral – Novajet
BANNER PIVEL TEMPORÁRIO
Banner Lateral – Dra. Ana Lúcia
Banner Lateral – Dr. José Almeida Leal